A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR COMO DIREITO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Heraldo Felipe de FARIA

Resumo


O processo de tutela do consumidor desenvolveu-se paralelamente à abertura de mercados, contrapondo a idéia de que a maior proteção do consumidor equiv- aleria à barreira ao comércio. O estabelecimento de medidas protecionistas levou os países a produzir produtos de maior qualidade e de maior aceitação interna- cional, protegendo o mercado interno de produtos estrangeiros não preparados para essa competição. Em 1985, a ONU positivou o princípio da vulnerabilidade do consumidor, influenciando vários países na elaboração de suas legislações consumeristas. A preocupação com respeito aos direitos fundamentais e, con- seqüentemente, com a tutela do consumidor consolida os direitos do cidadão e promove o desenvolvimento econômico e social. Direito fundamental, a proteção do consumidor vincula o restante do ordenamento jurídico brasileiro. Portanto, normas decorrentes dos acordos comerciais, que não estiverem em sintonia com nossa Constituição deverão ser desconsideradas, enquanto as que ampliarem o grau de proteção à pessoa humana têm aplicabilidade imediata, conforme a CF/ 1988. Há, ainda, longo caminho a ser percorrido em termos de harmonização ou convergência de legislações para que o consumidor esteja protegido dentro e fora dos blocos regionais. O importante é que as garantias já positivadas sejam ampliadas e não restringidas pelas novas normas internacionais.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRIGHI, Jean Michel. La protección de los consumidores y el Mercosur. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 2, p. 124-136, jun. 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2000. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1998.

CHALOULT, Yves; ALMEIDA, Paulo Roberto de. (Org.). Mercosul, NAFTA e

ALCA: a imensão social. São Paulo: LTr, 1999.

DE LUCCA, Newton. Direito do consumidor: aspectos práticos. Bauru: Edipro, 2000.

______. Direito do consumidor. São Paulo: Quartier Latin, 2003.

DORNELES, Renato Moreira. Tutela administrativa dos consumidores no Brasil como paradigma aos países do Mercosul. Curitiba: Juruá, 2003.

DWORKING, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: M. Fontes, 2002. FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. São

Paulo: Saraiva, 1996.

FILOMENO, José Geraldo Brito. Manual de direitos do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

GALBRAITH, John Kenneth. A economia das fraudes inocentes. Trad. Paulo An- thero Soares Barbosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MACEDO JR, Ronaldo Porto. Contratos relacionais e defesa do consumidor. São Paulo: Max Limonad, 1998.

MARQUES, Cláudia Lima. Direitos do consumidor no Mercosul. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, v. 32,1999.

______. Contratos no código de defesa do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

______. A proteção do consumidor de produtos e serviços estrangeiros no Brasil: primeiras observações sobre contratos à distância no comércio eletrônico. Revista de Direito do Consumidor, n. 41, p.39-80, jan./mar. 2002.

______. Confiança no comércio eletrônico e a proteção do consumidor - um estudodos negócios jurídicos de consumo no comércio eletrônico. São Paulo: Revista

dos Tribunais, 2004.

PERIN JUNIOR, Ecio. A globalização e o direito do consumidor: aspectos rel- evantes sobre a harmonização legislativa dentro dos mercados regionais. Barueri: Manole, 2003.

REIS, Henrique Marcello dos. Relações econômicas internacionais e direitos huma- nos. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

SANTANA, Héctor Valverde. Prescrição e decadência nas relações de consumo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de direito internacional dos direitos humanos. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1997. v. 1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada