RANKINGS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DA EXCELÊNCIA ACADÊMICA NOS CURSOS DE DIREITO DO BRASIL (1982-2017)

Authors

  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Armando Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Jefferson Aparecido Dias Universidade de Marília (UNIMAR)

Abstract

Este artigo insere-se na recente literatura acadêmica preocupada por compreender, de modo mais objetivo, não somente com aspectos relacionados à metodologia utilizada pelos diversos rankings acadêmicos, mas também com o estudo da performatividade institucional e de países. Analisa e mapea os resultados apresentados por diversos rankings acadêmicos brasileiros, em uma perspectiva longitudinal, para compreender as tendências da excelencia acadêmica englobada nos melhores cursos de Direito no Brasil. Abrange o período de 1982 a 2017 e toma como referência resultados de três importantes rankings acadêmicos: (i) ranking Melhores Faculdades do Brasil (RMFB), de 1982 a 2000, (ii) Conceito Preliminar do Curso (CPC) instituído em 2008 pelo Ministério da Educação do Brasil, de 2009 a 2015 e, (iii) Ranking Universitário Folha (RUF), criado em 2012, de 2013 a 2017. Trata-se de estudo exploratório, analítico-descritivo, dentro de uma perspectiva empírico-racional. Apesar das limitações dos indicadores, se infere: a) são dois os melhores cursos de Direito do Brasil ao longo do período estudado, o curso de Direito da UFMG e o da UFRGS. b) no RMFB e no RUF, os melhores cursos são procedentes predominantemente de instituições públicas e algumas sem fins lucrativos, localizadas nas regiões sudeste e sul do país. c) nos rankings promovidos pelo poder público, que atuam no campo da regulação no âmbito estatal, prevalecem instituições do setor privado, possibilitando a visualização de um universo de excelência acadêmica que dificilmente conseguiria-se  visualizar em rankings acadêmicos de prestígio, como o RMFB e o RUF.

Author Biographies

  • Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.
  • Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
    Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e das Faculdades de Direito e de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
  • Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
    Professor da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim e Especialista em Avaliação Institucional da PUC-Campinas. Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e membro do GRAPSE-Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado no CNPq
  • Armando Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
    Doutorando e Mestre em Educação e Membro do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Fundação Instituto de Administração
  • Jefferson Aparecido Dias, Universidade de Marília (UNIMAR)
    Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha (Espanha). Procurador da República em Marília. Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR (Universidade de Marília)

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Published

2019-12-30

Issue

Section

Artigos Nacionais