A FAMÍLIA EM MUDANÇA: A PATERNIDADE SOCIOAFETIVA NO CONTEXTO DA DIGNIDADE HUMANA

Autores/as

  • Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza
  • Lucas Gonçalves Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS, Sergipe

Resumen

O presente artigo busca refletir acerca das novas formas de constituição familiar, especialmente a socioafetiva, à luz do Direito de Família. Para tanto, realizou-se uma breve revisão acerca da paternidade socioafetiva e desafios existentes neste cenário familiar, abordando a figura do pai perante diferentes contextos históricos e socioculturais, que remete também a debates sobre a concepção da função parental. Objetiva-se compreender as principais características da paternidade socioafetiva, por meio da análise conceitual da posse do filho e da escolha legislativa brasileira por esta espécie de paternidade através de revisão bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. Desse modo, questiona-se: quais são os limites dos efeitos trazidos por esta nova forma de relação, a socioafetiva, entre o filho e o pai socioafetivo e o pai biológico? Em linhas gerais, cuidou-se dos efeitos jurídicos da paternidade socioafetiva, como resultado dos direitos fundamentais à filiação, à família e principalmente à dignidade humana, demonstrando, assim, a evolução positiva do direito de família no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza
    Pós-doutoranda e Doutora em Direito Público (UFBA). Doutora em Educação e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Direito do Estado e Especialista em Direito Municipal (UNIDERP). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Tiradentes (UNIT). Especialista em Auditoria Contábil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora titular de Graduação e Pós-graduação da Universidade Tiradentes (UNIT). Diretora Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.
  • Lucas Gonçalves Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS, Sergipe
    Pós-doutorando em Direito pela Università Degli Studi G. dAnnunzio-UDA (Itália) e pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Doutor e Mestre em Direito do Estado, na sub-área de Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Professor Adjunto IV da Graduação em Direito e do Programa de Mestrado em Direito na Universidade Federal de Sergipe-UFS. Membro da Avaliação Trienal de 2013, da Área do Direito da CAPES (2010/2012). Vice-Coordenador Geral das Câmaras de Assessoramento da FAPITEC/SE. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Publicado

2019-09-07

Número

Sección

Artigos Nacionais