O PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO COMO PRESSUPOSTO DEMOCRÁTICO DE JUSTIÇA E CIDADANIA

Autores/as

  • Chanauana de Azevedo Canci Manfio Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI
  • Pablo Henrique Caovilla Kuhnen Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI
  • Valesca Brasil Costa Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumen

Este estudo analisa o Princípio da Cooperação no direito processual contemporâneo, com previsão expressa no Código de Processo Civil vigente. Trata-se de pesquisa bibliográfico-documental que buscou compreender os princípios processuais abordando especialmente o princípio cooperativo, evidenciando sua valoração no sistema processual e a possibilidade de efetivação ao caso concreto. A investigação permite a articulação de conceitos de justiça e cidadania, abordando a aplicação de princípios na resolução de conflitos em demandas judiciais. Este princípio é uma ação conjunta entre partes e magistrado, objetivando o cumprimento célere e adequado do direito, regendo-se pela contribuição mútua, que reflete valores e fundamentos que estampam o Estado Democrático de Direito. O estudo aponta que, apesar do sistema cooperativo (ou colaborativo) ser uma modalidade ainda não completamente difundida, encontra-se em ascensão, demonstrando a busca de adequação da norma legal a parâmetros que correspondam aos anseios sociais.

Biografía del autor/a

  • Chanauana de Azevedo Canci Manfio, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI
    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus de Frederico Westphalen/RS. Graduada em Direito (URI) e Relações Públicas (UFSM).
  • Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI
    Mestre em Direitos Fundamentais (UNOESC). Graduado em Direito (URI).
  • Valesca Brasil Costa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
    Doutora em Educação (UNISINOS). Mestre em Educação (UFPel). Graduada em Filosofia (UFPel) e Direito (UCPel).

Publicado

2019-12-30

Número

Sección

Artigos Nacionais